De acordo com Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico que é divulgado a cada 3 anos o Brasil melhorou em matemática.
No ano passado a média foi de 370 pontos e em 2003 foi de 256, a escala é divida em seis níveis e a média encontra na categoria elementar. O bom desempenho em matemática (segundo a OCDE) foi graças ao aumento de pontuação dos estudantes de nível mais elementar.
Agora em letras o Brasil teve uma queda de 10 pontos em relação ao último exame. Em 2003 o Brasil tinha a média de 403 pontos e já em 2006 a nota foi de 393. O Brasil esta no grupo de países que têm mais de 50% dos estudantes com problemas para a leitura, o que deixou ao lado de países como Qatar, Quirguistão, Azerbaijão, Argentina, Tunísia, Indonésia, Montenegro, Colômbia, Romênia, Sérvia e Bulgária.
Em 2003, 41 países foram avaliados. Já em 2006, esse número passou para 57. Com isso, a posição do Brasil no ranking flutuou. Mesmo assim, seja com melhora ou com piora, o país ocupa as últimas posições da listagem: na avaliação de leitura é o 8º pior, só à frente de Montenegro, Colômbia, Tunísia, Argentina, Azerbaijão, Qatar e Quirguistão. Em matemática, é o 4º pior, superando somente a Tunísia o Qatar e o Quirguistão.
Nas primeiras colocações do ranking de matemática estão Taipei (549 pontos), Finlândia (548) e Hong Kong (547). Já na lista dos melhores na avaliação de leitura aparecem a Coréia do Sul (556 pontos), a Finlândia (547) e Hong Kong (536).Em ciências, de acordo com relatório parcial divulgado na última quinta-feira (29), o Brasil conseguiu 390 pontos à frente apenas da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Qatar e Quirguistão.
...
E quando surge uma pessoa com vontade de querer mudar a educação ele recebe menos de 5% de votos. Não é querendo defender ninguém, ou qualquer coisa do tipo, mas todos nos sabemos que educação no Brasil é necessária e todos dizem isso quando se pergunta sobre algo de mudar o Brasil
mas na hora de escolher alguém que tenha ao menos a idéia fixa disso as pessoas preferem escolher aqueles que já tiveram a sua chance e não fizeram grandes coisas e ainda (pra variar) roubam dinheiro público.
È chocante isso, eu sinceramente não consigo entender algumas coisas, como pode... Em outros países esse exame vai ser debatido ate que se faça alguma coisa, mas debatido pela população também e não só pelo ministro da educação ou de críticos, e aqui ninguém se manifesta por nada, isso ate me assusta.
Um comentário:
Eu me manifesto!!
Nem que seja pra mirar exemplo do grande Socrates que nas horas de maior aperto certamente não segurava a vontade e...acabava peidando, pois ninguem é de ferro - antes, de metano!
deixo minha poesia:
o povo padece
de leitura carece
peida na farinha
fode na cozinha
mas ler q é bom
nem a mão na hora
da sagrada punhetinha.
Postar um comentário