segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fim do caso Renault.















Após dias e dias batendo na mesma tecla, a equipe ING Renault F1 Team teve sua sentença: suspensão condicional. Não esta livre de ser expulsa, mas teve "apelo". Em caso de qualquer erro da equipe até o final de 2011 ela expulsa da maior categoria do automobilismo, como foi dito na decisão da FIA:

"...o Conselho decidiu por suspender a equipe até o final da temporada 2011. No entanto, a desclassificação só será ativada se a Renault foi considerada culpada de falha parecida neste período.

Agora a Renault irá seguir na risca os pedidos da F1 e da FIA, para não sair da categoria. Já o "grande vilão" dessa história, Flavio Briatore, teve a pior penalidade possível, veja:

"Em relação a Flavio Briatore, o Conselho declara que, por um período ilimitado, a FIA não lhe dará o direito de dirigir nenhum evento internacional, copa, troféu, torneio ou série envolvendo seu nome nem dar licença para que um time o tenha como dirigente. A FIA também não permitirá que ele acesse os departamentos sob jurisdição da entidade."

Esta fora, talvez, pra sempre de qualquer atividade que envolva a FIA. Faz um bom tempo que a Federação queria pegar o Briatore, pois ele ja estava envolvido em escandalos passados na F1. E o "parceiro" de Briatore, Pat Symonds ficou banido do esporte por 5 anos:

"Sobre Pat Symonds, o Conselho declara que, por um período de cinco anos, a FIA não lhe dará o direito de organizar eventos internacionais, campeonatos, troféus ou series envolvendo seu nome. Ele não terá também acesso a nenhuma organização sob jurisdição da FIA.

Nelsinho e Alonso ficaram imunes a qualquer tipo de punição. Nelsinho por denunciar e um acordo de colaboração em troca de informações e Alonso por ser comprovado não estar envolvido no episódio. E para Renault recebeu apenas a conta das investigações, que tudo ficou por sua conta.

"Além disso, o Conselho concorda que a Renault deve pagar por todos os custos da investigação. Isso inclui uma significante contribuição aos custos de segurança da FIA.


Nelsinho disse está aliviado após o julgamento da FIA. Disse também que algumas equipes fecharão as suas portas pelo fato de ter delatado a "estratégia" da equipe.

"Não sei o quanto minha explicação fará as pessoas entenderem que ser um piloto é um privilégio, e foi para mim. Só o que posso dizer é que minha situação na Renault virou um pesadelo."

Por fim, Nelsinho disse que ainda espera ter "esperanças de que uma equipe reconheça o quão pressionado fui na Renault...", e espera que algum dirigente lhe der oportunidade. Piquet Jr. é um bom piloto. Rival de Hamilton na conquista do campeonato na GP2, ficando em segundo, teve uma porta aberta na F1 pela Renault so teve o azar de ter pela frente não uma mão amiga como a de Ron para Hamilton, mas uma inimiga e rigorosa, que exigia bons resultados de um carro que nem o dito uns dos melhores pilotos da atualidade, Fernando Alonso, consegue tirar bons resultados. Nelsinho teve um bom começo, conseguindo até um segundo lugar no Gp da Alemanha. Eu espero que ele tenha essa oportunidade de provar que realmente consegue algo, é difícil mas tem chances, quem sabe seu pai consegue uma vaga pra ele. Teve fim, acho que somente prejudicou foi o nome do Brasil no automobilismo, porque a Formula 1 é um mundo cheio de escândalos.

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